Movimento Retilíneo Uniforme

Antes de se relatar do que se trata a Prática e como se realizou o simulador da mesma, vale voltar- se para os fundamentos teóricos que se baseiam o experimento.

Segundo SYMON, KEITH R. (1996), Cinemática é o estudo e a descrição dos possíveis movimentos de corpos materiais, ou seja, é chamada de Cinemática, a classificação e a comparação dos movimentos.

De acordo com HALLIDAY, RESNICK, WALKER (1996), se repararmos, o mundo e tudo que há nele está em movimento, mesmo as coisas que aparentemente estão imóveis. Como exemplo, uma casa que está em movimento em relação a rotação da Terra em torno do seu próprio eixo, ou a Terra em relação a seu movimento orbital em relação ao Sol ou este em relação a Galáxia e essa em relação a outras Galáxias.

Duas propriedades gerais do movimento, devem ser expressas:

  1. o movimento é retilíneo, unicamente, independente se a direção é vertical, horizontal ou inclinada;
  2. o móvel é uma partícula ( elétron ), ou é um corpo que se move como uma partícula ( todos os seus pontos se deslocam em mesma direção e com mesma velocidade ).

Aprofundemos ao nosso estudo do Movimento Retilíneo Uniforme, com estudo das equações da cinemática, de acordo com proposta de HALLIDAY, RESNICK, WALKER (1996):

Equações da Cinemática

Referências:

  1. Halliday, D., Resnick, R. e Walker, J. Fundamentos de Física, tradução de José Paulo de Azevedo, 4a.ed.V.1.Rio de Janeiro: LTC EDITORA, 1996.
  2. Symon, Keith R.Mecânica; tradução de Gilson Brand Batista, Rio de Janeiro: Campus 1996.